27/11/2012

Curiosidade: A história do animes e mangás Shoujo part. 1

Para ler a segunda parte clique aqui
Para ler a terceira parte clique aqui
Shoujo,shojo ou shojô?Ambas as três formas de falar ou escrever estão corretas mas sempre preferimos usar a primeira forma por ser a mais popular no mundo.


Shoujo quer dizer moça em japonês(mulher dos 12 aos 16 anos).No entanto,essa expressão é conhecida mundialmente por designar animes e mangás criados para garotas entre 10 e 17 anos.São histórias românticas,ligeiramente cômicas ou dramáticas e com protagonistas adolescentes.É possível encontrar um shoujo mais adulto como o Josei,picante como o Yuri ou Yaoi ou ainda histórico,de ficção científica ou de terror.

No Japão,o shoujo é realizado por mulheres e para mulheres e por ser criado por mulheres ele explora os medos,fantasias,anseios e desejos que só garotas conhecem.É um gênero repleto de ingredientes que faz com que leitores se identifiquem com as personagens.



No entanto,as grandes autoras de shoujo sempre lembram que quem criou esse gênero foi um homem,o senhor Osamu Tezuka (conhecido como o Walt Disney do Japão,é o criador da venerada obra A Princesa e o Cavaleiro-Ribbon no Kishi). Ribbon no Kishi foi um clássico que participou da evolução do shoujo mangá.
(Osamu Tesuka,criador do gênero Shoujo em animes e mangás)


No Brasil, o shoujo mangá não é publicado em capítulos em revistas de antologia,como no Japão.Aqui são lançados em edições em formato de livro,com a edição completa japonesa ou com a metade.

Gostaram desse breve resumo sobre a história dos animes shoujo?Então não percam semana que vem sobre como os animes shoujo fizeram sucesso na TV,conhecer alguns títulos de shoujo e algumas dicas para quem ainda não conhece esse titulo.

Obs: Todas as informações foram baseadas do livro Almanaque Shoujo Mangá-O poder da sedução feminina

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...