11/09/2013

Curiosidade: HinaMatsuri-O Festival das Bonecas

(HinaMatsuri ou Festival Das Bonecas é um festival japones realizado sempre em Março,comemorando o dia das meninas)

Neste dia,os japoneses comemoram o dia das meninas e repetem o costume de montar um conjunto com sete degraus chamado HinaNingyo. Nele fica representadas várias bonecas vestidas com trajes da corte da era Heian(794-1192). Essa tradição teve início no período Edo(1600-1868) onde se acreditava que as bonecas atraíam os maus espíritos protegendo os donos delas. Porém,antes das festividades do HinaMatsuri existia o HinaNagashi( a balsa de bonecas),onde bonecas de papel eram colocadas em um pequeno barco e depositadas num rio para ir em direção ao mar,levando com elas as coisas ruins.

(Foto do HinaNingyo,um conjunto com sete degraus representando várias bonecas vestidas da corte)

Neste dia,com o HinaNingyo já exposto,a família pede que as meninas da casa cresçam com saúde e tenham um casamento feliz. Segundo a lenda,aquelas que ainda não montam seu HinaNingyo correm o risco de ficarem sem um par ou terem um marido ruim. Geralmente,ele é colocado uma semana antes do dia 3 de Março e deve ser retirado imediatamente depois deste dia,senão,a menina vai demorar a casar.
Quanto à comida,o festival tem alguns doces típicos: o Hishimochi (um bolinho de arroz nas cores verde,vermelho e branco para dar pureza),o Sakuramochi (outro bolinho de arroz com folhas de cerejeira),o Hina arare (pastéis de arroz) e o Manju (pastelizinhos de arroz recheados com doce de feijão).

(Foto ilustrativa de um Hishimochi)

As bonecas japonesas tem características diferentes para cada região do Japão. Existe uma fábrica de brinquedos com produções em massa no país,mas cada região dá a sua boneca o seu toque próprio. Entre os mais tradicionais bonecos feitos de madeira estão: Kamo ningyo (produzido desde o século XVIII em Kyoto) e o Kokeshi (produzido na região Nordeste,ele tem o tronco em forma de cilindro com pinturas vistosas e uma cabeça arredondada).
Existe outros bonecos como o Gosho (bebês gordinhos e brancos como porcelana). Segundo a tradição,o imperador os presenteava aos que colaboravam com ele,era portanto uma honra ganhar esse boneco. Entre as mais bonitas então as bonecas Hakata,originadas de Fukuoka se diferenciam por seus traços finos e detalhes feitos em argila.

(Bonecas Kamo ningyo-Kyoto)

(Bonecas Kokeshi-região Nordeste)

(Boneco  Gosho)

(Bonecas Hakata-Fukuoka)

Gostaram de saber um pouco sobre o HinaMatsuri? Não percam o Curiosidade de semana que vem que será sobre o HinaNingyo e algumas curiosidades do HinaMatsuri. Essa semana postarei imagens desse festival e também do Manekineko que não tive tempo de postar semana passada,então se você ainda não curtiu a pagina do JWorld no facebook é só clicar "aqui".

Creditos:
-Imagens: Google Imagens
-Fonte: Revista NeoTokyo edição numero 0003

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...