16/08/2014

Curiosidade: Tengu - primeira parte

O Tengu é um ser místico das florestas e montanhas encontrado no folclore japonês, arte, teatro e literatura com atributos Shintoísta e Budistas.

 Os Tengu são muitas vezes classificados como Yôkai ou monstro-espírito, e às vezes é adorado como Kami (espíritos/deuses) Shintoísta (xintoísta). A origem das lenda dos Tengu vêm do século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da ChinaTengu significa "cão celeste" ( Ten = céu, gu = cão), esse nome é creditado a uma criatura da mitologia chinesa chamada Tien Kou.
Essas criaturas eram retratadas de duas formas diferentes: 
-Karasu Tengu: Corpo humanoide, mas uma cabeça de corvo. Mais parecido como um pássaro maligno.
-Konoha Tengu ou  Yamabushi Tengu: Feições humanas, mas dotado de asas e longos narizes e às vezes carregando um leque de penas. 
(Máscara representando o rosto de um Konoha Tengu, as máscaras eram muito usadas em festivais.)

 As lendas eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada do grisalho Sojobo, o rei dos Tengu. Segundo as lendas, os Tengu eram dotados de grandes poderes como: mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e penetrar nos sonhos dos mortais. Pregavam peças e castigavam Samurais e sacerdotes budistas que se tornavam arrogantes e que abusavam do conhecimento e autoridade para ganhar fama ou posição.
Os Tengus também eram guerreiros habilidosos, as lendas que contam a história do guerreiro Minamoto Yoshitsune relatam que ele foi aluno do Sojobo, que teria lhe ensinado os segredos da guerra. Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como o daimyo Kobayakawa Takakage, que teria conversado com um outro Sojobo ao pé do Monte Hiko

(Pintura representando um Sojobo, rei dos Tengu.)

 Os Tengu são associados com a prática ascética conhecida como Shugendo, e normalmente são descritos no traje distintivo de seus seguidores, o Yamabushi
A imagem dessas criaturas foi mudando drasticamente ao longo do tempo. Em algumas épocas eram considerados como ladrões de crianças, enquanto no período Edo, orava-se a eles para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Foram considerados também guardiões de templos. Nesse mesmo período foram temas de várias pinturas no estilo Ukiyoe, nas quais seus compridos narizes recebiam uma conotação ora cômica, ora sexual.
(Pintura representando Minamoto Yoshitsune, que segundo a lenda, foi aprendiz de um Sojobo.)


Essa foi a primeira parte do Curiosidade: Tengu, não perca semana que vem com mais algumas curiosidades sobre essa fantástica criatura. 
Não se esqueça de seguir o J-World ali ao lado e contribuir para que o blog cresça a cada dia. O J-World também está no Facebook, clique aqui para acessar a página e curtir.
Ou se preferir, me siga no twitter: @nathyjworld

Observações:
Fonte:
- Sites: Wikipédia, Urawaza Bugeikai, Sho Kumo Ryu e Clubo Otaku.
-Imagens: Google

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...